segunda-feira, 12 de março de 2012

MILITANTES DO PT PARCIPAM DE ENCONTRO REGIONAL EM BARRA MANSA


 

Os militantes petistas de 16 municípios do Médio Paraíba se reuniram na manhã de ontem (10), na sede do Sindicato dos Bancários, para discutir as eleições de outubro e o fortalecimento do partido. O encontro, promovido pelo diretório do Estado do Rio de Janeiro, teve a participação do presidente estadual Jorge Florêncio, da deputada estadual Inês Pandeló, de vereadores e presidentes de partido da região.
Jorge Florêncio explicou que esse foi o terceiro de uma série de encontros entre os integrantes do partido, que serão realizados até o fim de abril.
- Estamos percorrendo todo o estado com a meta de avaliar a conjuntura política de cada município, estabelecer as prioridades para as eleições deste ano, com o foco, principalmente, de eleger a maior bancada legislativa possível e, consequentemente, fortalecer o Partido dos Trabalhadores, já visando à reeleição da presidente Dilma e a construção de uma possível candidatura do senador Lindbergh Farias (PT) ao governo do estado - detalhou Florêncio.
O presidente do PT do Rio também comentou sobre as possibilidades de candidaturas próprias no estado.
- Hoje temos 31 pré-candidatos às prefeituras dos municípios, entretanto, esse número pode chegar a 40. Especificamente na região nosso quadro aponta pré-candidatos em Itatiaia (Gilda Molica), Resende (Rogério Coutinho), Pinheiral (José Arimathéa), Angra dos Reis (Conceição Rabha), e em Barra Mansa (com Inês Pandeló), onde a definição à disputa eleitoral deve acontecer até o fim deste mês - disse Florêncio, destacando que hoje o PT ocupa oito prefeituras no estado, tem 62 vereadores, oito deputados estaduais, sete federais e um senador.
Quanto a alianças, ele ressaltou que cada diretório tem liberdade para definir as suas e que as únicas ressalvas são o PPS, o DEM e o PSDB.
- Cada município dispõe de uma realidade e não vamos intervir nas decisões sobre alianças. A única orientação em nível nacional é compor alianças com o PPS, DEM e o PSDB que é proibido.
Inês, que é do diretório que sediou o evento, avaliou o encontro positivamente.
- Além de debater sobre as eleições, o PT está buscando se fortalecer no estado e no Brasil, pois entendemos a importância das mudanças sociais que aconteceram no país com o governo do ex-presidente Lula, e a continuidade com a presidenta Dilma Rousseff. O modo petista de governar tem propiciado essas transformações, tão fundamentais na vida da população menos favorecida economicamente. O Bolsa-Família, maior programa de transferência de renda, está erradicando a situação de extrema pobreza; milhares de jovens de famílias humildes estão tendo a oportunidade de cursar a universidade; o Rede Cegonha, que beneficia mais de 900 mil gestantes, e outros - declarou a parlamentar.
A presidente do diretório de Barra Mansa, Maria da Penha Silva, comentou sobre a cota de mulheres nas eleições, que para ela é algo democrático:
- Estamos buscando cada vez mais o empoderamento das mulheres nos espaços de poder e decisão. Isto faz parte da democracia.
No mesmo encontro foi estabelecido que o próximo PED (Processo de Eleições Diretas) tem como desafios a valorização das candidaturas femininas, o aumento da representatividade da juventude e dos negros na direção do PT.
Participaram também do evento os vereadores Carlos Roberto Paiva, de Volta Redonda; José Maurício, de Barra Mansa; Felipe Farias, de Valença; e Tum da Padaria, de Porto Real. Ainda fizeram parte da discussão os presidentes do PT de Pinheiral, Neide Marcelino; de Resende, Rogério Coutinho; e de Miguel Pereira, Juca Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário